fbpx
Carregando
Para uma melhor experiência, por favor mude o seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.

O que é e como funciona um Intercooler ?

Embora não haja nada de errado em não saber tudo sobre as válvulas de seu motor, um pouco de conhecimento sobre os componentes e o que eles fazem e podem fazer, pode ser incrivelmente útil. Seja para aumentar a performance ou poder do motor, ou apenas para se assegurar que você não seja passado para trás quando for preciso algum tipo de reparo.

Nesse texto vamos falar sobre o Intercooler. Examinar o que é, o que faz, e informar sobre os diferentes tipos disponíveis.

O Que é Um Intercooler?

Quando o ar é levado ao turbocompressor, impulsionado, e então forçado para o motor, acaba por esquentar muito. E ar quente não é tão bom para um motor quanto o ar frio. Por esse motivo, muitos turbocompressores fazem uso de um Intercooler.

Um Intercooler é basicamente um radiador de ar para ar. O ar quente do turbocompressor entra por um lado e é resfriado enquanto passa pelo Intercooler (parecido com a água no radiador do carro), antes de chegar no motor, já com uma temperatura muito menor.

Isso permite que o motor tire máximo proveito de simples princípios físicos: ar frio é mais denso que ar quente.

Isso basicamente significa que, dependendo do volume do cilindro do motor, por exemplo, podemos ter mais oxigênio em um espaço onde o ar é mais denso. E mais oxigênio significa melhor performance.

Diferentes Tipos de Intercooler

Existem dois principais tipos de Intercooler, cada um com sua própria maneira de funcionar:

Intercooler Ar/Ar

O primeiro exemplo é o Intercooler Ar/Ar, que funciona passando o ar comprimido por uma rede de pequenos tubos, seguindo uma série de aletas de refrigeração. O calor é transferido do ar comprimido para esses aletas de refrigeração, que por sua vez são mantidas frias pelo alto fluxo de ar de fora do carro em movimento.

Uma vez que o ar comprimido e resfriado passou pelo Intercooler, é direcionado então para o coletor de admissão do motor, e para dentro dos cilindros. A simplicidade, leveza e baixo-custo do Intercooler Ar/Ar faz dele a escolha mais popular.

Intercooler Ar/Água

Como o próprio nome sugere, o Intercooler Ar/Água usa a água para diminuir a temperatura do ar comprimido. Água fria é bombeada pela peça, extraindo o calor do ar que passa por ela. Quando a água vai se aquecendo é então bombeada para um radiador ou circuito de resfriamento, antes de entrar novamente no Intercooler, já fria.

Intercoolers Ar/Água tendem a ser menores que os Intercooler Ar/Ar, fazendo deles úteis para motores sem muito espaço, e, como água conduz calor melhor que o ar, é mais recomendado para motores de grande alcance de temperatura.

Contudo, devido à grande complexidade, custo e peso associados aos Intercoolers Ar/Água, não é tão comum que se encontre nos motores de veículos.

Quando é necessário um Intercooler?

Se o carro for turbo, é requerido. Calor excessivo é um dos maiores inimigos do motor de um carro, então se livrar dele é sempre ótimo para o automóvel.

Além disso, o Intercooler certo vai oferecer mais potência, confiabilidade e, além disso tudo, dão um visual espetacular quando montados na frente do carro.

Visite a loja de Intercoolers da ZERO AUTO, clique aqui.

deixe seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp