fbpx
Carregando
Para uma melhor experiência, por favor mude o seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.

O que é manutenção preventiva de um veículo?

Você sabia que a falta de manutenção preventiva é considerada uma das principais causas de acidentes? Além de ser uma maneira eficiente e econômica com o objetivo de manter o seu carro em bom estado, pode evitar que possíveis problemas mais sérios ocorram com você e os ocupantes do veículo.

Através da manutenção preventiva, as falhas e problemas no automóvel são prontamente verificadas e corrigidas, antes mesmo de surgirem, gerando o melhor custo-benefício para o proprietário e consequentemente, aumentando a eficiência da manutenção e da vida útil do veículo.

A manutenção preventiva é feita com planejamento e periodicamente, com a missão de fazer um acompanhamento e controle adequado e assim, evitar ocorrências de falhas e problemas no veículo. Além de economizar os gastos, não há nada melhor que você deixar o seu carro com a segurança em dia, especialmente se vai viajar, uma vez que a checagem é fundamental antes de pegar a estrada. Uma boa dica também para ter o controle das manutenções, é verificar o manual de instruções do seu carro e assim, ficar por dentro do período certo que devem ocorrer as manutenções.

Você sabia que os gastos com a manutenção preventiva, chegam a ser menores que a manutenção corretiva, podendo inclusive, a economia chegar em torno de 40%? Vale destacar que a manutenção corretiva refere-se ao conserto imediato de algum problema que possa atrapalhar o funcionamento do veículo, levando para a substituição de peças ou componentes que se desgastaram ou falharam. Como essa manutenção não costuma ser programada, normalmente os custos passam a ser mais altos.

Através da manutenção preventiva, o veículo terá também mais economia de combustível, bem como melhor valorização do mesmo no caso de revenda, graças ao bom estado de conservação. Outro fato que merece destaque é que com a manutenção do carro em dia, a emissão de poluente diminui, preservando o meio ambiente. Com a manutenção, o risco de acidentes também diminuiu, por isso leve seu veículo periodicamente para uma vistoria.

Agora vamos mostrar para você os principais itens do veículo que devem ser checados na manutenção preventiva:

Alinhamento e Balanceamento

Esse processo deve ser feito a cada 10 mil km rodados.

Rodízio de Pneus

Além dos pneus serem sempre calibrados, um rodízio deve ser feito a cada 10 mil km.

Troca de Óleo

O óleo é responsável por lubrificar e retirar as impurezas do motor, por isso é muito importante fazer a sua troca a cada 5 mil km.

Sistema de Freios

No sistema de freios deve ser verificado o cilindro mestre, o nível de fluido do freio, canos, mangueiras, pastilhas, discos, lonas e tambores. A cada 10 mil km rodados, não deixe de verificar o sistema de freios.

Motor

No motor, existem vários componentes que merecem a sua atenção como as velas de ignição, correia dentada, nível do líquido de arrefecimento, filtros de óleo, de ar-condicionado, de combustível, reservatório de partida a frio e sistema de injeção eletrônica.

Sistema de arrefecimento

Cheque as condições do radiador, bomba d’água, sensores de temperatura, válvula termostática, ventoinha e o nível de fluído do reservatório. O ideal é verificar o sistema de arrefecimento a cada 30 mil km rodados.

Escapamento

É muito importante verificá-lo, uma vez que é um sistema responsável pela diminuição de gases poluentes e também é o silenciador do motor.

Palhetas e limpadores do para-brisa

A checagem deve ser periódica, com o objetivo de proporcionar mais segurança a você, especialmente em dias de muita chuva.

Sistema de suspensão

É essencial fazer uma inspeção nos amortecedores, batentes, coxins, buchas, bielas, braços, axiais, bandejas, pivôs, molas e terminais.

Agora que você já sabe os itens principais que precisam ser verificados, faça a revisão do seu veículo de acordo com o manual do proprietário e não se esqueça principalmente de fazer uma manutenção preventiva a cada 10 mil km ou 6 meses. Não há nada melhor que você dirigir o seu carro com ótimo funcionamento, sem preocupação e contratempos. Esperamos poder ter ajudado com essas dicas. Agora antes de pegar a estrada, agende uma visita na oficina e faça a manutenção preventiva do seu carro. Suas férias serão muito mais seguras, tranquilas e divertidas.

 

deixe seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp